nov 09 2018

Pilates para atletas: entenda como o método ajuda esportistas a terem melhores resultados

Os atletas estão sempre em busca de melhores aproveitamentos em suas modalidades esportivas, com o intuito de superar os resultados de seus concorrentes e também seus próprios limites. Considerando que um dos maiores benefícios do pilates é a melhora dos mecanismos do corpo, a utilização do método, juntamente com os treinamentos específicos das modalidades, irá ajudar o atleta a conseguir uma alta performance no esporte que pratica.

Entenda mais sobre como o Pilates ajuda na performance dos atletas:

História

Quando Joseph Pilates criou seu método durante a Segunda Guerra Mundial, os princípios foram utilizados primeiramente para auxiliar na recuperação mais rápida de soldados que haviam sido feridos durante a batalha. Observando a melhora mais acelerada dos praticantes de pilates, o método começou a se mostrar eficaz na recuperação muscular e reabilitação de lesões.

Com o avanço das técnicas desenvolvidas por Joseph, o pilates ganhou adeptos vindos da dança, box e de outras atividades físicas que encontraram no pilates uma forma de melhorar seu condicionamento físico e assim aumentar seu desempenho em outras categorias de esporte. Foi também com o contato com atletas de outros ramos que Joseph aperfeiçoou seu método para que ele ficasse cada vez mais eficaz e completo.

Desenvolvimento

O pilates envolve concentração, respiração, ritmo, controle, equilíbrio muscular e faz com que todos esses quesitos resultem em mais saúde para todo o corpo. Pensando nos atletas, durante as competições, eles precisam canalizar toda a energia de seus corpos em prol de um objetivo e, para que os movimentos sejam altamente eficientes, é necessário desenvolver mais que apenas capacidades físicas. É imprescindível desenvolver a mente e ter muita concentração para não perder o ritmo ou o foco.

Para os atletas, o controle da respiração é fundamental por um motivo especial: ela é a chave da calma, que pode ser decisiva nos momentos de grande pressão. Imagine quanta calma deve ter um jogador de futebol na hora de cobrar uma falta que pode ser decisiva para seu time sob os olhares atentos de milhares (ou até milhões) de espectadores. Lembra deste momento espetacular de Cristiano Ronaldo durante a Copa do Mundo FIFA de 2018? Temos certeza que a calma, além do treinamento, o ajudou muito a alcançar o êxito.

Falamos sobre o pilates conseguir desenvolver a saúde do corpo como um todo, certo? Este aspecto deve ser observado com especial atenção pelos atletas pelo seguinte motivo: é comum que atletas profissionais estejam focados em desenvolver habilidades específicas que trabalham certas partes do corpo mas, a frequência elevada de um treino com atividades muito restritas pode acarretar em um organismo muito desequilibrado por serem trabalhados apenas grupos musculares utilizados na modalidade do esportista.

Com isso, algumas partes de seus corpos ficam extremamente bem desenvolvidas, enquanto outras não são trabalhadas e isso torna o organismo mais suscetível a lesões. Neste sentido, o pilates se mostra um forte aliado para trabalhar não só as potencialidades do atleta, mas para agir na prevenção de lesões de outras partes do corpo que também precisam ser trabalhadas. Referências mundiais em suas modalidades, como Cristiano Ronaldo, Modric e Jack Arrieta incorporaram o pilates às suas rotinas e são provas da eficiência do método. Se o pilates faz diferença na vida de grandes profissionais, com certeza ele também será eficaz para que você consiga atingir suas metas.

 

Deixe o seu comentário

Share Post