
Maio
11
2018
Pilates: mitos e verdades
O Pilates é uma atividade física bastante procurada por aqueles que querem melhorar a postura, para reabilitação e prevenção de doenças e lesões. Por ter tantos benefícios, é uma atividade muito recomendada por médicos e fisioterapeutas.
Mas, esse crescimento no número de adeptos ao Pilates, fez com que algumas das interpretações dos benefícios fossem distorcidas. Esse post irá te ajudar a descobrir 6 mitos e verdades sobre o Pilates. Confira!
- Pilates emagrece: MITO!
Na verdade, esta afirmação é controversa. O Pilates pode ser um aliado do emagrecimento se você mantiver uma dieta balanceada e se fizer também alguma atividade aeróbica. A prática do Pilates de forma isolada não é suficiente para que você perca as gordurinhas. O Pilates te ajudará a tonificar seus músculos, corrigir a postura e te dará flexibilidade, mas, se o seu objetivo maior é a perda de peso, há outros exercícios que te darão resultados com maior rapidez. - Pilates é indicado para idosos: VERDADE!
O Pilates é uma atividade de baixo impacto e por isso é indicada para pessoas de todas as idades. Para os mais velhos, o Pilates é altamente recomendado porque trabalhará o equilíbrio do idoso, ajudará a diminuir as dores articulares e aumentará a força e a flexibilidade muscular. A melhoria na qualidade de vida dos praticantes de Pilates desta faixa etária é incrível! - Pilates e ioga são a mesma coisa: MITO!
Joseph Pilates praticou muitos exercícios ao longo de sua vida e um deles foi o ioga (que já existe há mais de 5.000 anos e é originário da Índia). Então, ele utilizou as filosofias de relaxamento e ligação entre corpo e mente, que são provenientes do ioga, para serem aplicadas ao Pilates. Mas o ioga visa a elevação espiritual, ao passo que o Pilates trabalha a respiração e os grupos musculares do corpo. - Pilates faz bem para o humor: VERDADE!
A prática de atividades físicas libera endorfinas no organismo, que são neuro-hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Com a liberação dessas substâncias no organismo, o stress diminui e o humor melhora. - Pilates deixa as pessoas mais altas: mais ou menos VERDADE!
Na verdade, o que acontece é que o Pilates irá realinhar a sua coluna melhorando a sua postura, e irá fortalecer o abdômen e o assoalho pélvico, fazendo com que o transverso abdominal comprime as víceras de forma que elas subam e elevem a caixa torácica. Este efeito hidráulico descomprime os espaços intervertebrais, que além de preservar a saúde dos discos e da coluna vai alongar o corpo em direção do topo da cabeça (Gallahue e Ozmun, 2001). Resumindo: você não vai crescer de fato, pois sua estrutura óssea continuará a mesma, mas pode alongar um pouquinho sim! =) - Pilates é coisa de mulher: MITO
Como dissemos anteriormente, o Pilates é recomendado para todas as pessoas, independente do sexo ou faixa etária. Muitos homens ainda têm preconceito com a prática, por pensar que os treinos devem ser pesados e exaustivos. Mas o Pilates tem benefícios interessantes para o homem, como o aumento de força e alongamento dos músculos do corpo. Como o Pilates trabalha os grupos musculares, algo muito desejado pelos homens pode ser alcançado com a prática do Pilates: a definição dos músculos do abdômen.
Referências:
https://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2016/08/os-10-mitos-e-verdades-sobre-o-pilates.html / http://revistapilates.com.br/2018/04/12/mitos-e-verdades-sobre-pilates/http://blogpilates.com.br/beneficios-pilates-para-homens/
Autora: Ingridy Silva