Conheça alguns males combatidos pelo pilates

jul 11 2018

Conheça alguns males combatidos pelo pilates

 

O pilates é uma prática muito buscada por não cuidar apenas da estética de quem o pratica, mas por ser um verdadeiro aliado da saúde. Ter uma postura correta e um bom preparo físico são os benefícios do pilates mais conhecidos, mas além deles, ao praticar o método, você combate ou previne as seguintes doenças:

 

1 – Tendinite:

O tendão é um cordão fibroso de tecido conjuntivo que liga o músculo ao osso. Quando ocorrem repetições intensas de um mesmo movimento (LER/DORT) ou há alguma lesão, é possível que ocorra a tendinite, que acomete principalmente os ombros, cotovelos, calcanhares e punhos.

Para prevenir ou tratar essa patologia, o pilates atua no fortalecimento e alongamento dos músculos, o que irá garantir o equilíbrio muscular e a lubrificação das articulações.

 

2 – Artrose

A artrose é uma patologia que ataca as articulações, promovendo o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A principal função da cartilagem é possibilitar o movimento sem atrito e, quando a artrose é detectada, significa que a cartilagem do indivíduo não é mais capaz de fazer o movimento de forma indolor, causando desconforto ao doente, além de inchaço, rigidez e limitação funcional.

Neste caso, com o pilates será possível alongar e fortalecer os músculos que envolvem a região afetada, com o intuito de diminuir a dor na hora de fazer movimentos. O pilates respeita as limitações de cada indivíduo e, neste caso, o aluno que tem artrose pode praticar pilates fazendo exercícios que não têm sobrecarga.

 

3 – Alívio e prevenção de lesões nas costas

O pilates age de forma positiva no trabalho para estabilidade da coluna vertebral, pois os exercícios propostos acionam e exercitam os músculos mais profundos, responsáveis por manter as vértebras e articulações nos locais corretos.

Ao praticar o pilates o aluno está se prevenindo de lesões, como a hérnia de disco, e desvios posturais, como a escoliose, a cifose e a lordose.

 

4 – Estafa

A rotina de trabalho e tarefas é extensa e, muitas vezes, extenuante. O stress cotidiano é tão grande que deixa marcas na saúde física e mental. A estafa física provoca dores musculares e cansaço extremo, e é causada por um grande desgaste físico somado à má alimentação. Já a estafa mental, que é mais comum, está ligada ao acúmulo de responsabilidades, tensões e pressões que prejudicam o metabolismo da pessoa e gera um intenso desgaste mental. Em casos extremos, a pessoa que tem estafa mental pode chegar a sentir dores físicas.

Para aliviar estes sintomas, o pilates é altamente recomendado porque tem como alguns dos princípios a concentração, a respiração e o equilíbrio, que são trabalhados com o intuito de que a pessoa relaxe ao praticar o exercício físico. Com o alívio das tensões, todo o corpo relaxa e ameniza os sintomas da estafa (em especial da estafa mental), como a insônia, irritabilidade e falta de concentração.

5 – Desconfortos do ciclo menstrual

Existem diversos fármacos que aliviam os desconfortos do ciclo menstrual, como a irritabilidade comum na tensão pré-menstrual (TPM) e as cólicas menstruais. Eles podem ser eficientes, mas a verdade é que a prática de exercícios físicos é um método muito mais saudável e seguro para lidar com estes males.

No pilates, a aluna faz exercícios específicos que ajudam a melhorar o funcionamento dos órgãos pélvicos e extrapélvicos, melhorando o metabolismo, a fluidez entre os líquidos do corpo e o fluxo de sangue. O pilates atua também de forma que a aluna sinta o relaxamento necessário para combater alguns sinais da TPM: estresse, tristeza, ansiedade, nervosismo e fadiga, ajudando o organismo a passar por essa fase do mês de forma mais tranquila.

Vale ressaltar que se você sente dores intensas neste período, é importante consultar um ginecologista. Além disso, se você já faz uso de algum medicamento receitado pelo seu médico para combater os sintomas supracitados, não recomendamos que você abandone o tratamento, mas indicamos que você inclua o pilates na sua lista de atividades, pois ele pode ser um grande aliado seu.

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