Benefícios do Pilates para gestantes

mar 15 2018

Benefícios do Pilates para gestantes

Durante a gravidez, a mulher sofre mudanças fisiológicas e anatômicas em seu corpo. Em um curto período de tempo, ele se adapta para fornecer tudo o que o feto precisa até o nascimento. Com a prática do pilates, a gestante passará por essas mudanças com maior conforto, visto que a prática da atividade libera diversas substâncias que proporcionam bem-estar no organismo, amenizando as dificuldades da gestação.

Para que os exercícios estejam de acordo com as mudanças sentidas pela futura mamãe, é necessário que eles sejam planejados tendo em vista o trimestre da gestação em que ela se encontra. O pilates será importante para aumentar a consciência corporal, alinhando corpo e mente. Com este alinhamento a grávida ficará mais relaxada, o que proporcionará noites de sono mais agradáveis.
Tendo em vista o sobrepeso que o bebê traz, a postura das grávidas é um dos pontos de atenção durante a prática do pilates.

Esse cuidado garantirá o fortalecimento do cinturão abdominal e amenizará as dores lombares. Já pensando na hora do parto, durante toda a gestação, os músculos pélvicos devem ser fortalecidos com exercícios específicos. Assim, a mamãe aprenderá a controlar a zona pélvica, facilitando o parto. Neste momento, outra importante contribuição do pilates será na respiração, que deverá ser profunda e controlada – ideal na hora das contrações e do nascimento do bebê.

Os benefícios não acabam aí, mas ressaltamos um último: a recuperação no pós-parto daquelas que praticam exercícios físicos regularmente é mais acelerada. É importante salientar que os exercícios devem ser aliados à uma alimentação saudável, de preferência com acompanhamento de uma nutricionista. Além disso, a saúde da mamãe e do bebê devem ser assistidas por um médico.

 

Autora: Ingridy Rayane

Deixe o seu comentário

Share Post